Ressaca

Por Dr. André “Pelé” Tartarini

ressaca1Aí você foi cheio de disposição e pediu mais uma. Depois, outra. Um shotzinho de tequila para rebater. Mais uma cerveja. Uma provinha de cachaça. Então, brilhante idéia: um shotzinho de tequila para relaxar. O garçom passando com uísque na bandeja e, poxa, a vida é curta. Nesse ponto, aliás, você nem consegue estabelecer sinapses a ponto de fazer ponderações do tipo “a vida é curta”. Sua ponderação está mais para “ahhhhh, uísque liberado!” No dia seguinte, aquela pulsação mortal na cabeça e a certeza: nunca mais tomo um porre na vida.
Ahã. Tá certo. Acredito.
Mas vamos sem choque. Tentando entender o paciente, tentando entrar na onda dele, para rolar uma empatia legal.

EU BEBO SIM Eliseth Cardoso

Digam o que quiserem, mas o fato é que encher a cara é muito bom. Se não fosse, ninguém enchia. Vai. Enche a cara.

TEQUILA SUNRISE Cypress Hill

Os rapeiros americanos celebram geralmente outra via de alteração da consciência. Aqui, o drink de tequila com suco de laranja é o mote para fazer com que você se sinta um cara muito macho porque bebe tequila, ou seja lá que drink mexicano você engula. Afinal, a vida existe para ser bebida. “Pa la salud!”

ONE BOURBON, ONE SCOTCH, ONE BEER John Lee Hooker

Não precisa dizer nada. O saudoso John sugere o cardápio. Vai! Enche a cara!

SOMEBODY PUT SOMETHING IN MY DRINK Ramones

Você entra em casa sozinho, derrotado, a cabeça já embaralhando, anunciando a ressaca do dia seguinte. Culpa? Bêbado não sente culpa. Alguém deve ter posto algo em uma das 10 cachaças que você bebeu, ou diluído um negócio qualquer na garrafa de uísque que você e o seu brother enxugaram. É por isso que você está se sentindo estranho. Tudo bem. A primeira reação é negar.

REVERENCE The Jesus and Mary Chain

O refrão é macabro, mas é o que melhor representa a sua sensação ao acordar em meio a uma ressaca monstra: “I wanna die! I wanna die!” E não há como vencer o luto sem passar por ele. Atravessar o lodo é a melhor maneira de superá-lo. Não negue o sentimento: experimente-o para poder vencê-lo. Mas não se mate, por favor. Fique só na vontade.

MORNING LIGHT Ida Maria

Pouca gente conhece essa norueguesazinha ótima. Pena. Um dos petardos dela diz que algumas coisas que rolam tranquilas à noite se revelam grandes roubadas na manhã seguinte. Reconheça: a culpa é sua. Mas nada está perdido. Deixa a luz da manhã entrar. Abre a janela, pelo menos.

BUENOS DÍAS Los Pericos

Um reggaezinho meio pop, uns metais paralâmicos e, de repente, uma quebrada lisérgica, pink-flóidica. Então, novamente os metais paralâmicos, marcando o ritmo. Isso tudo só para te dar bom dia, e dizer que se volta a nascer quando amanhece, e que a claridade é simplesmente necessária. Buenos días, porque o dia tem que ser bom.

WASSERMUSIK suíte número 1 em ré maior Georg Friedrich Händel

Não basta um copo de água gelada. Não basta um banho de água gelada. Deixa a água entrar pelos poros, pelos ouvidos, pela alma. Altos e baixos, mas conduzindo o ouvinte à vitória definitiva. Terapia pura. Não há como ouvir esse trecho do gênio alemão e continuar se sentindo derrotado. Melhor que glicose na veia.

VOLTA POR CIMA Noite Ilustrada & Marcia Freire

O trecho lapidar contido nessa letra do genial Paulo Vanzolini – grande amigo dos copos – devia estar escrito na nossa bandeira. Tirem o positivismo pedante do “Ordem e Progresso” e escrevam:  “Um homem de moral não fica no chão, nem quer que mulher lhe venha dar a mão. Reconhece a queda, e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!” Ok, meio grande para escrever na bandeira. Mas que merecia, merecia.

KILL YOUR TELEVISION Ned’s Atomic Dustbin

Você já acordou, já reconheceu que bebeu demais, já deixou a água entrar pelos poros e a luz do dia pela janela. Muito bem. Mas ficar em casa vendo televisão não vai te levar a lugar nenhum. Desliga essa máquina de fazer maluco que você tem em casa.

WAKE UP AND LIVE Bob Marley

Você levantou e jogou uma água na cara. Entrou no chuveiro. Deixa a ressaca em casa, faz um sanduíche. Bebe um suco de laranja, ou um açaí, ou uma água de coco. Faz alguma coisa, vai dar uma corrida na praia. Acorda! Vai viver! Bob Marley. Escuta o cara.

I AM THE RESURRECTION Stone Roses

E as coisas começam a entrar nos eixos. Parecia impossível, mas aquele zumbi de uma hora atrás está na rua, vencendo o mundo, vencendo as barreiras impostas pela química de seu próprio corpo e encarando a vida de frente. Quase um Jesus Cristo.

I’M FREE Soup Dragons

Quem foi jovem nos anos noventa sabe do que eu estou falando. Os caras do Soup Dragons ficaram marcados na memória de muita gente. Um raggamuffin’ incidental sobre uma batida totalmente Manchester recriando uma velha canção dos Stones. Sem contar o corinho meio Gospel à la Primal Scream no refrão. Encaixe perfeito. Liberdade total. É você que manda. Todos te querem, todos querem amar você. Ressaca? Que ressaca?  O lance é celebrar a vida, que a gente só vive uma vez.

A VOLTA DO BOÊMIO Nelson Gonçalves

O bom filho à casa torna. E não é uma ressaca que vai derrubar um guerreiro. A noite está lá te esperando. Os amigos, a música, as mulheres, os encontros e desencontros, as mesas de bar, a vida! É talvez com alguma melancolia tímida que você volta, mas deixa só a coisa esquentar. E vale a máxima-clichê: a melhor maneira de curar uma ressaca é beber de novo. Nada melhor que uma frase clichê para resumir uma verdade absoluta.

ALABAMA SONG The Doors

O bar ideal é aquele mais à mão. E para comemorar a imortalidade de nossas almas, nada melhor que um “Whisky bar”. “Oh, don’t ask why, oh, don’t ask why!”

EU BEBO SIM Velhas Virgens

Digam o que quiserem, mas o fato é que encher a cara é muito bom. Se não fosse, ninguém enchia. Vai. Enche a cara.
Ai, ai, ai… tudo de novo. O ser humano não aprende. Mas como é bom não aprender! Cheers!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s